terça-feira, 27 de outubro de 2015

Resenha: O Demonologista, Andrew Pyper.


Título: O Demonologista 
Autor: Andrew Pyper
Editora: Darkside
Páginas: 320

Sinopse: O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo - principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.

Sabe aquele livro que você julga pela capa? É esse. Quando eu vi o design do livro eu pensei "Nossa a história de ver ser tão foda. Tão foda que eu vou passar noite em claro tentando digerir o horror que eu acabei de ler". Acabei me decepcionando demais. Agora eu vou contar o enredo e depois eu falo o porquê de ter me decepcionado tanto assim.

O nosso protagonista é David Ulman, uma homem já de idade que é professor de uma universidade, ele é especializado na figura literária do Diabo, principalmente no livro Paraíso Perdido de John Milton. Nesse livro que ele é especializado trata-se de a visão cristã da origem humana, a rebelião e queda dos anjos, a criação de Adão e Eva, a tentação por Satanás, a expulsão do Paraíso e a promessa de uma futura redenção. Um dia David é visitado inesperadamente por uma mulher misteriosa que o oferece uma proposta de  ele testemunhar um fenômeno sobrenatural em Veneza com tudo pago, de começo ele recusa o convite. 

“Há coisas neste mundo que a maioria de nós nunca vê. Nós nos treinamos para não vê-las, ou tentamos fingir que não vimos se elas ocorrem. Mas há uma razão para o fato de, não importa o quão sofisticadas ou primitivas, todas as religiões terem demônios. Algumas podem ter anjos, outras não."

Quando ele chega a casa sua esposa pede divórcio. Então como uma fugida rápida daqueles problemas ele decide levar sua filha Tess para um passeio. Com tudo pago os dois vão para Itália onde de começo os dois se divertem, mas logo depois David se lembra do seu real compromisso. Deixando sua filha no hotel ele vai ver o fenômeno para o que foi convidado: uma pessoa possuída por demônios. A partir desde momento eventos estranhos começam a ocorrer como o desaparecimento da sua filha. 

Percebi que o autor queria passar momentos de tirar o fôlego para o leitor e isso realmente não aconteceu comigo. Não tem muita emoção, até o vilão demônio é entediante demais. Sendo também que a história é cheia de 'pontas soltas', eu fiquei com muita repulsa depois que eu finalizei a leitura. Acho que Andrew Pyper quis que cada leitor tivesse uma interpretação diferente do final, eu odiei isso. Até agora estou analisando o livro para ver se tem páginas faltando. Agora levando para o lado positivo eu gostei do design - todo bem acabado, a editora realmente pensou nos mínimos detalhes. As ilustrações também são lindas. 

Nota: 2/5    

16 comentários:

  1. Hey tudo bom??
    Que pena que livro de decepcionou! De cara Jay digo que sou muito fã da editora Darkside mas não curto nem um pouquinho livro que envolve demonisu e religiões e essas coisas!Mas admito que e tão chato quando vamos tão ansiosos para ler o livro e ele é uma droga!
    Os design da Dark são lindos amo demais!
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Arthur,
    A sua resenha foi a primeira que deu uma avaliação baixa, de cara todos elogiaram, de qualquer forma pretendo ler é uma história que chamou minha atenção.

    Abraços,
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sinceridade e do seu ponto de vista.
    Não é um livro que me atraia, logo não passarei nem perto.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Olá, Arthur! Não é a primeira resenha/opinião negativa que eu leio desse livro . Que a capa é linda, isso é fato, mas agora só me convenci mais ainda a passar longe desse título, livro para decorar estante não é minha praia!

    Beijinhos, Hel.
    leiturasegatices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vou ser sincera, adorei a capa e a arte gráfica do livro, mas a sinopse e a história em si não me apeteceu. Eu não sei, talvez seja porque estou um tanto cansada de estereótipos, seja para anjos ou para demônios. Mas achei legal a sua opinião honesta. Uma pena que a sua decepção tenha sido tão grande. :/

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não é um gênero literário que eu goste de ler, mas achei a arte do livro incrível. Talvez eu leia algum dia.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucas! Que pena que não te cativou... Mas leve isso com uma boa experiência. Eu não li nenhuma resenha deste livro, então desconhecia totalmente o enredo. Mas, mesmo assim, ele não me chamou muito atenção... É interessante ler livros que abordam este tema, mas há fases também... e eu não me encontro nesta fase rsrsrs. Mas não descarto a possibilidade de ler. Parabéns pela resenha e também por ser sincero com os leitores de seu blog.

    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    Esse é o problema de livros muito bonitos né? Porque colocamos muita expectativa e aí eles acabam nos decepcionado mesmo. Não leria porque primeiramente não gosto de terror mas sua resenha me deu mais motivos para isso.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que pena que não gostou do livro, muito ruim quando criamos expectativas e elas não são alcançadas. Tbm não gostaria pq não gosto de ficar imaginando um final. Adorei sua resenha.
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie.
    Não tenho vontade de ler esse livro e depois de sua resenha isso apenas se concretizou. Sentir repulsar ao ler um livro deve ser bem triste.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  11. Oi, pena você não ter curtido o livro... repulsa foi forte. Quero muito ler o livro, só não comprei ainda pq os preços estão assustadores, mas já está em minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    esse livro me chamou atenção inicialmente pela capa diagramação, mas não sei se teria coragem de lê-lo, ainda mais depois de sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. Oie, sei quando isso acontece. Realmente é complicado quando nos decepcionamos com uma história. Confesso que nunca me interessei pelo livro, já que ele não faz o meu estilo. Mas vi resenhas super positivas e ver uma negativa me deu um "up". Recentemente fiz um post sobre decepções literárias, caso você venha fazer, com certeza esse ira entrar. Beijos,

    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Oie.
    Que pena que não curtiu o livro.
    Comigo foi o contrário, fui surpreendida com a história e adorei.
    Acho que o fato do autor deixar esse lado de cada leitor ter uma interpretação foi bacana para mim, mas é lógico que isso não agrada a todos.
    E realmente a edição é maravilhosa, DarkSide caprichou muito, assim como em quase todos os livros deles mesmo.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que pena que não gostou da história, eu adorei, e o final aberto pra mim foi um máximo, pois não deixou a história forçada, e me instigou a ficar imaginando finais que dariam certo

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Gostei da sua resenha, até acho a premissa interessante, mas não chamou minha atenção ao ponto de ler,gostei da resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir