quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Resenha: O Vilarejo, Raphael Montes.


Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Páginas: 96

Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Sabe aquele livro pequeno que você lê em menos de duas horas e já acha muito foda? É esse com poucas folhas o autor fez um livro de tirar o seu fôlego. O livro trata-se de uma coletânea de contos ligados aos sete pecados capitais que se passa em um vilarejo desconhecido onde existem pessoas de personalidades diversas - ou extremamente loucas. Os conto são excelentes, no Prefácio o autor explica que achou um livro em um sebo numa língua estrangeira que com muita luta ele conseguiu traduzir e depois decidiu publicar essa coletânea de contos. Não se sabe se esse Vilarejo realmente existiu ou é apenas ficcional.

"-Tenha esperança!
-Não adianta esperança... fomos esquecidos.
-Esquecidos por quem, meu filho?
-Pelo mundo. Por Deus ? reflete Anatole.
-Ou talvez tenham sido lembrados pelo Diabo ? retruca o velho. Solta uma gargalhada divertida.
-Não acredito em Deus, na verdade. Também não acredito no Diabo.

-Suponho que não precisem que as pessoas acreditem neles para existirem.? "

Nesse Vilarejo podemos encontrar de tudo como canibalismo, assassinato, escravismo entre outros assuntos de cair o queixo - caso você não lê livros desse gênero tá aí um bom livro para embarcar nesse mundo.  A edição é linda! Cheia de ilustrações e diagramação é organizada. Um dos pontos positivos que eu achei é que tudo se passa rápido para não perder o suspense gostoso que o livro nos proporciona. A única coisa chata é que o livro é pequeno e acaba em um piscar de olhos. É o primeiro livro da Rapahel Montes que eu leio, pretendo ler outros do mesmo no futuro. 

Nota: 5/5 ♛ ♛ ♛ ♛ 

9 comentários:

  1. Tantos comentários positivos sobre esse livro, fico cada vez mais com vontade de lê-lo!

    Beijinhos, Hel.
    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Arthur,
    Adorei a resenha e estou louca pra ler esse livro.

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Só vejo comentários bons sobre esse livro....é um conto né????
    Quero ler mas tenho medo!!!!
    Um dia crio coragem!!!!

    abraços

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  4. Que livro top *-* quero ler!
    Achei massa também, isso do autor ter encontrado o livro em um sebo e traduzir.
    Tá na minha lista, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Esse diálogo narrado no presente não me animou muito xD, mas a sinopse pareceu bem interessante. Já vi esse livro aparecendo em outros lugares, parece que é bem famoso, neh?

    Adoro essas coisas que pegam a mitologia cristã como base, vou me informar mais sobre o livro.

    Bjoo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Arthur, tudo bem?
    Vi que deixou seu link lá no grupo Retribuições entre blogs e vim aqui visitar.
    Estou muito curiosa sobre esse livro, quando vi que você o resenhou foi um motivo a mais para vir aqui. Adorei seu espaço e gostei muito de sua resenha, simples, mas concisa, senti claramente o que o autor quis passar com a história, somente lendo suas impressões. Vou ler o livro, com certeza. Assim que der vou comprá-lo. Quem sabe será uma sombria leitura de natal... :)
    Beijão!
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2015/11/resenha-eu-estive-aqui.html

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Nunca li nada do autor, mas esse livro vejo muita gente falando bem dele, por ser uma pessoa que adora contos, pretendo ler ele em breve, os contos são realmente pequenos e eu gosto disso neles, gostei da resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Arthur!
    Não sabia que o livro era tão interessante. Esses assuntos repugnantes que ele aborda não deixam de ser um pouco interessantes também. Além disso, quando o livro é feito com contos parece que fica mais fácil de ler, né? Adorei. Espero poder apreciá-lo em breve.

    Com carinho,
    Celly - http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ola Arthur eu adoro essas ilustrações, assim como adoro contos que normalmente são repletos de intensidades e sem enrolação. Esse livro já está em ista de compras. Fico feliz que gostou da leitura. beijos

    Joyce

    ResponderExcluir